O Evento

No dia 14 de Novembro deste ano Arapiraca sediará o 1º CATIC - Congresso Arapiraquense de Tecnologia da informação e comunicação. O CATIC aterrisará diretamente no Planetário Municipal, e lugar melhor não há para sediar um evento onde temas como tecnologia, pesquisa e ciência serão apresentados, discutidos e palestrados. Venha conosco nessa viagem incrível: um dia de imersão no mundo dos profissionais de tecnologia das maiores empresas de Alagoas e do Brasil. Serão palestras inspiradoras sobre empreendedorismo, redes de computadores, provedores de internet, desenvolvimento de sites e aplicativos, software livre, robótica e muito mais.

Nosso dia será repleto de conhecimento compartilhado por quem faz acontecer. Você não pode perder!

Palestrantes
Ricardo Afonso

Ricardo Afonso

Professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca. Doutorando e mestre em Ciência da Computação pela (UFPE) e Especialista em Engenharia de Software pela (UFSCar/UniLins). No Mercado de Software atuou como Desenvolvedor, Gerente de Projetos e Consultor para implantação e customização de sistemas E.R.P dos mais variados segmentos de negócios. Na área educacional leciona tecnologia para alunos do jardim à pós-graduação. Como pesquisador, atua nas áreas de Bancos de Dados, Gerência de Projetos e Tecnologias Emergentes. Esta palestra apresenta um perfil do que são as “Smart Cities”, mostra quais cidades brasileiras e Alagoanas estão nesse grupo de cidades, e discute as possibilidade de futuro para o desenvolvimento de soluções para as Cidades Inteligentes.

Carlos Wanderlan

Carlos Wanderlan

Empresário, atualmente é sócio e co-fundador da empresa HandTalk (uma plataforma de tradução de português para Libras Língua Brasileira de Sinais), ocupando o cargo de Diretor Técnico (CTO). É desenvolvedor de sistemas, com experiência tanto em front-end quanto back-end , como um entusiasta e apaixonado por tecnologia e as maravilhas que podem nos proporcionar, . Ultimamente mais focado nas maravilhas que a plataforma móvel (mobile) pode nos dar. O futuro será totalmente MOBILE. Foi desenvolvedor por mais de 02 anos na multinacional INDRA/POLITEC, locado dentro da Secretaria. do Estado da Saúde de Alagoas, com projetos voltados ao portal da saúde do Estado. Atualmente dedica-se full time ao projeto gigante e objetivos do HAND TALK, eleito, em 2102, a melhor startup alagoana em um evento em AL, chamado DemodayAL. Ainda em 2012, junto com seus sócios, foram premiados como projeto mais inovador no Salão da Inovação da RIO INFO 2012. Já em 2013, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes, o aplicativo para smatphones e tablets, um dos produtos da empresa, foi eleito o melhor aplicativo de inclusão social do Mundo, em um evento pela ONU chamado WSA-Mobile, disputando com mais de 15 mil projetos do mundo todo.

Carlos Lima

Carlos Lima

Sócio-fundador da id5® Soluções Internet, empresa com mais de 15 anos de atuação e pioneira no segmento em Alagoas. Graduado em Ciência de Computação pela UFAL e com Pós Graduação em Gestão de Projetos na FGV, já participou de mais de 1.000 projetos web com foco no marketing digital e sistemas de indicadores gerenciais. Como CEO, levou a id5® a conquistar por duas vezes o reconhecimento do MPE Brasil, prêmio que promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das MPEs brasileiras e é realizado pela Gerdau, Sebrae e Movimento Brasil Competitivo com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade - FNQ. Carlos Lima compartilhará com os participantes do I CATIC as perspectivas da automação de marketing e os cuidados necessário em projetos que visam a implementação de um big data voltado para as pequenas e médias empresas.

Filipe Emanuel

Filipe Emanuel

Técnico em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Alagoas, concluinte do curso de bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou com educação básica e intermediária para jovens e adultos envolvendo informática e áreas afins e atua como palestrante em eventos na região nordeste do país. Atualmente presta suporte em TI para empresas, é desenvolvedor e colaborador de projetos open source com ênfase em hardwares controladores e automação residencial, participou do desenvolvimento do projeto WISE - Wii Interactive Screen Environment: Lousa Interativa Digital de baixo custo e do projeto PLATEMP - Plataforma de Análise Temporal (estação meteorológica de baixo custo). Nesse congresso irá demonstrar a importância da automação e segurança de ambientes, como executar um projeto de automação desde o estudo do local até a execução do projeto, o atual cenário da automação no mercado alagoano e mostrará possíveis empreendimentos na área de automação.

Cárlisson Galdino

Cárlisson Galdino

Mestrando em Informática, analista de tecnologia da UFAL. Já manteve projetos como IaraJS e CyanPack. Já organizou alguns eventos de Software Livre em Arapiraca, incluindo algumas edições do FLISOL em Arapiraca. Membro efetivo da Academia Arapiraquense de Letras e Artes, é autor, dentre outros, do Cordel do Software Livre, do Cordel do GNU/Linux, do Cordel da Pirataria e do cordel Do Livre e do Grátis. Autor da novela inacabada Warning Zone, que era publicada na Revista Espírito Livre. Existem muitas classificações possíveis entre o Software Livre e o Software Privativo. Há o software totalmente livre, o software livre que depende de software proprietário, software livre que estimula serviços não-livres... A ideia desta palestra é tentar traçar o espectro do software livre e mostrar que o mundo não é apenas o preto e o branco.

Odair Seixas

Odair Seixas

Sócio fundador e CEO da Rino® Soluções em Tecnologia. Desenvolvedor web desde 1999 especializado em tecnologias front-end. Desenvolvedor full stack desde 2005 com experiência em várias tecnologias e linguagens como: PHP, MySQL, Python, C#, Objective-c/Swift, Javascript, ActionScript, entre outras. Envolvido com o desenvolvimento de aplicativos móveis para todas as plataformas, designer de interação e UX entusiasta da Rino. Venceu o concurso Adobe Camp 2011 na categoria "Melhor design de aplicativo", venceu duas edições do hackathon BlackBerry Jam Sessions: Recife (Design de aplicativo) e São Paulo (categoria RedBull). Empreendedor digital desde 2006 com sistemas administrativos online para gestão de escolas e cursos, bem como soluções private label com identificação por biometria e soluções para auditoria de processos. Atualmente, Odair dedica-se a empreender na educação por acreditar ser a melhor de transformar a vida das pessoas.

Paulo Tenorio

Paulo Tenorio

Empreendedor Digital brasileiro e fundador da traktoPRO®. Em 2000 eu já fundou um dos primeiros estúdios Motion Design no Brasil chamados de Blob. 4 anos e centenas de clientes mais tarde, eu decidi seguir uma carreira freelancer. Eu trabalhei como freelancer Designer, Motion Designer, Scene Director em mais de 10 cidades diferentes no Brasil e, em 2007, fui convidado para ir para Salt Lake City - Utah para participar de um estúdio de animação e onde eu aprendi muito sobre o jeito americano de fazer negócios. 2 anos em os EUA a partir de um headhunter iSpy Recruiting me encontrou em Salt Lake City e me trouxe para Hollywood para trabalhar como diretor de animação freelancer. Enquanto nos EUA eu tive a oportunidade de fazer negócios em muitos países, incluindo: Angola, Canadá, Itália, Arábia Saudita, Inglaterra, Portugal e Espanha. Eu aprendi muito sobre o negócio como um freelancer em muitas cidades e países diferentes, e agora estou usando o conhecimento para ajudar as pessoas a fazer melhor negócio criando ferramentas e processos que questiona o status quo.

Daniel Pimentel

Daniel Pimentel

Free Software Developer e Hackativista, Daniel está com Mestrado em andamento pela UFAL, é Especialista em Engenharia de Software pelo CESMAC e Graduado em Análise e Desenvolvimento de sistemas pela UNCISAL. Diante da crise atual relacionada a privacidade segundo delatado pelos arquivos de Edward Snowden sobre vigilância em massa e a constante insegurança que vivemos atualmente na Internet, o anonimato pode ser uma resposta para combater esses males. Daniel é um profissional justamente mergulhado nesse mundo open source e hacker e vai compartilhar informações e abordar temas como anonimato, privacidade, segurança, software livre, criptografia e espionagem global.

Programação

A programação poderá sofrer alterações em sua grade sem aviso prévio.

14/11 Manhã

Organização 08h00 às 08h30 Credenciamento e Abertura CREDENCIAMENTO E INSCRIÇÕES DO PARTICIPANTES, NETWORKING NAS ÁREAS COMUNS DO PLANETÁRIO. APROVEITE ESSE MOMENTO PARA CONHECER PESSOAS, REVER OS AMIGOS, TROCAR CONHECIMENTO SOBRE TECNOLOGIA, EMPREGOS, CARREIRA E TENDÊNCIAS DE MERCADO
Paulo Tenorio 08h30 às 09h20 Palestra Paulo Tenório De Alagoas para o Vale do Silício
Daniel Pimentel 09h20 às 10h10 Palestra Daniel Pimentel Nós somos Anônimos
Ricardo Alexandre Afonso 10h10 às 11h00 Palestra Ricardo Afonso Smart Cities: De onde vieram e para onde irão as cidades inteligentes?
Odair Seixas 11h00 às 11h50 Palestra Odair Seixas UX é mais importante que tecnologia. #prontoFalei
Organização 12h00 às 13h20 Almoço Hora de comer e pensar um pouco em tudo que vimos até aqui. A organização está trabalhando para conseguir um restaurante parceiro para garantir um almoço a preços camaradas para todos \o/ \o/ \o/ \o/

14/11 - Tarde

Filipe Emanuel 13h20 às 14h10 Palestra Filipe Emanuel Automação e Segurança de ambientes com auxílio de controladores | Robótica, Automação residencial, Automação em empresas, Arduino, Raspberry pi, Eletrônica
Cárlisson Galdino 14h10 às 15h00 Palestra Cárlisson Galdino 50 tons de liberdade de software
Organização 15h00 às 15h50 Coffee break e Networking Aproveite esse momento para recarregar as energias comendo algo e batendo um papo com os amigos e palestrantes sobre os temas até aqui apresentados.
Carlos Lima 15h50 às 16h40 Palestra Carlos Lima Big Data e Automação de Marketing
Carlos Lima 16h40 às 17h30 Palestra Carlos Wanderlan A trajetória e desafios do Melhor Aplicativo Social do Mundo, segundo a ONU
Organização 17h30 às 18h00 Encerramento O dia foi recheado de informações, histórias inspiradoras, cases de sucesso, networking. Reservamos um final bem bacana com surpresas e sorteio de brindes.

Inscrições acabando!!!! Mas ainda temos vagas...

Caso não esteja conseguindo fazer a inscrição clique aui



Parceiros

Patrocinadores

  • Id5 Soluções Internet
  • Id5 Soluções Internet
  • Id5 Soluções Internet

Apoiadores

  • Doity App
  • Hand Talk App
  • Traktopro App
  • ED Gráfica
  • SENAC Alagoas
  • GuaraFrut

Realização

  • Adilson Santos

    adilson.al@gmail.com

  • Glevson Silva

    glewyson@gmail.com

  • Jadson Sousa

    jadsonmenezes@gmail.com

  • Lucas Barros

    lucas@id5.com.br